Programe-se: hoje à tarde saiba mais sobre transtorno bipolar

Por Roberto Lopes

O Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da FMUSP (Faculdade de Medicina da USP) realiza hoje (16/07), entre 14h às 16h, palestra aberta e gratuita sobre depressão e transtorno bipolar, tendo como enfoque os prejuízos pessoais, sociais e econômicos gerados por esse problema.
Os palestrantes serão os doutores Luís F. Costa e Márcio Gehardt, e o evento acontecerá no anfiteatro do 1o andar do IPq, na Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, nº 785 (informações pelo tel: 3069-6648).
Especialista na genética do transtorno bipolar, o doutor Gehardt rebate a validade dos testes apresentados como supostamente aptos a diagnosticar o transtorno bipolar. Segundo ele, nenhum desses métodos tem mérito científico comprovado.
Gehardt argumenta que ainda não há marcador biológico que permita tal função diagnóstica. Ele acrescenta que existem dezenas de genes que podem, ou não, estar associados à doença. Mas nenhum deles pode ser usado – ainda – como “ferramenta” para a identificação do transtorno bipolar.

0 comentários: