Afundamento do “Belgrano” ainda gera polêmica

Por Roberto Lopes

Vinte e oito anos depois do afundamento do cruzador argentino “Belgrano”, torpedeado por um submarino inglês durante a Guerra das Malvinas, continuam surgindo informações a explicar este episódio -- de consequências cruciais para o conflito.
O site www.naval.com.br revela que, após ter ordenado o ataque que meteu a pique o “Belgrano” – matando 323 oficiais e subalternos de sua tripulação --, na tarde de 2 de maio de 1982, o antigo comandante do submarino HMS Conqueror, Christopher Wreford-Brown, confessou-se impressionado com os descuidos do inimigo. Para ele, o comandante do cruzador, capitão Hector Bonzo, agiu como se não estivesse preocupado em vir a ser alvo da força naval britânica que operava na área.
Segundo esses dados, o “Belgrano” se deslocava a uma velocidade de 13 nós –relativamente modesta para a navegação em uma zona de guerra --, com as duas fragatas que o escoltavam mais à frente, num leve ziguezague. Bonzo, que não era submarinista, passou a impressão de que conhecia bem pouco sobre a capacidade de ataque dos submarinos modernos, principalmente dos nucleares. Se conhecesse, estaria navegando em velocidade bem maior, com os seus flancos protegidos pelos escoltas, e fazendo um ziguezague mais agressivo, para evitar ser alcançado por torpedos.
O texto ainda informa que os escoltas do Belgrano estavam navegando com os seus sonares desligados.
Depois que perdeu o "Belgrano" a Marinha argentina recolheu aos portos todos os seus principais navios de superfície, inclusive o porta-aviões "ARA 25 de Mayo".
Wreford-Brown retirou-se do serviço ativo da Marinha britânica em 1995, e foi trabalhar como diretor financeiro e de recursos humanos de um zoológico do sul da Inglaterra. Hector Bonzo morreu a 22 de abril do ano passado, aos 76 anos, vítima de infarto.

1 comentários:

Anônimo disse...

wassup conexoeshumanas.blogspot.com blogger found your website via Google but it was hard to find and I see you could have more visitors because there are not so many comments yet. I have discovered site which offer to dramatically increase traffic to your site http://mass-backlinks.com they claim they managed to get close to 4000 visitors/day using their services you could also get lot more targeted traffic from search engines as you have now. I used their services and got significantly more visitors to my blog. Hope this helps :) They offer best services to increase website traffic at this website http://mass-backlinks.com