Larousse lança “Think Smart”, contra panes cerebrais

Por Roberto Lopes

O que fazer para que o cérebro trabalhe com o máximo de eficiência? A indagação foi o mote para o neurocientista americano Richard Restak escrever “Mente Saudável, Mente Brilhante” (“Think Smart”, no original), que a Editora Larousse lança agora no Brasil.
Além de celebrado médico, professor e pesquisador, Restak já havia escrito quase duas dezenas de livros sobre a fisiologia e as funções cerebrais. Mas o seu próprio envelhecimento lhe trazia preocupações acerca do declínio natural da atividade do cérebro. Assim, ele lançou-se avidamente em pesquisas junto aos mais notáveis neurocientistas de todo o mundo; mergulhou nos mais diversos trabalhos publicados sobre o assunto e revisitou, com motivação renovada, suas próprias descobertas.
O resultado está no livro de 240 páginas, espécie de guia de procedimentos para nos defendermos da débâcle neurológica. A obra, esclarecedora, é também bastante prática. Ele fornece uma série de dicas sobre ações que vão da alimentação ao equilíbrio físico – passando por estímulos específicos como jogos eletrônicos --, capazes de prevenir – e até mesmo sanar – panes cerebrais como senilidade, perda de memória ou incapacidade de compreensão.
Restak define as ações como “insights que ajudarão seu cérebro a ser mais eficiente, mais eficaz e mais bem utilizado.”

0 comentários: