Em agosto, conclusões sobre Saúde Mental na infância e na adolescência

Por Roberto Lopes

Pesquisadores do Instituto Glia, de Ribeirão Preto (SP), das Universidades de Duke (na Carolina do Norte, EUA) e La Sapienza (Roma) apresentarão, na primeira quinzena de agosto, as conclusões da fase nacional do Projeto Atenção Brasil, o maior levantamento já realizado no país sobre Saúde Mental na infância e adolescência.
A divulgação dos dados terá lugar no III Congresso Aprender Criança (www.aprendercrianca.com.br) – principal evento do gênero na América Latina --, que se estenderá por três dias – de 6 a 8 do próximo mês --, no Centro de Convenções da cidade de Ribeirão Preto (Rua Bernardino de Campos 999), interior paulista.
O Projeto Atenção Brasil tem como objetivo retratar aspectos de Saúde Mental, desenvolvimento e hábitos da criança e do adolescente brasileiro.
Já o Aprender Criança tem o intuito de fomentar a troca de informações entre neurocientistas e educadores. Palestras e workshops abordarão assuntos como Neuroeducação, Teoria da Mente e Metacognição, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Dislexia, Disciplina Assertiva e, pela primeira no Brasil, um curso sobre a técnica de Neurofeedback.
“Hoje, já sabemos que o processo de aprendizagem modifica a química e a estrutura cerebral. Neurocientistas investigam o seu funcionamento para descobrir os mistérios da memória, da escrita, da leitura e da matemática, facilitando a nossa compreensão tanto de talentos quanto de deficiências”, explica Dr. Marco Arruda, diretor do Instituto Glia.

0 comentários: