Australianos apontam hormônio NPY como agente maléfico do psiquismo

Por Roberto Lopes

Estudo realizado por um grupo de cientistas do Instituto Garvan, de Sydney, Austrália, identificou o hormônio neuropeptídio Y (NPY) – produzido pelo corpo humano em situações de estresse -- como o responsável por minar o sistema imunológico e, consequentemente, facilitar o surgimento de sérias enfermidades. Os órgãos mais afetados são, em geral, o coração, o intestino e outros que, ao somatizarem os distúrbios psicofísicos, ganham, segundo os médicos, as características de “órgãos de choque”.
Segundo o cirurgião João Gomes Netinho, professor da Faculdade de Medicina de Rio Preto, o número de vítimas dessas doenças de origem psicossomática deve ser considerado expressivo. “O psiquismo interfere nos órgãos, sem que se possa detectar em exames laboratoriais ou mesmo de imagem, qualquer alteração macroscopicamente visível”, explica o especialista.
A descoberta sobre os efeitos nefastos do hormônio NPY permitirá que a Medicina aja de forma a proteger o equilíbrio da pressão arterial e prevenir os problemas cardíacos. Isso representa a abertura de fronteiras para o combate a outras doenças, mas nenhuma providência será eficaz, se os próprios pacientes não alterarem alguns hábitos que favorecem a instalação do estresse.
É preciso rever as posturas de vida que levam à exaustão emocional, e buscar formas de relaxar – seja por meio da ioga, da mentalização ou de uma simples caminhada.
Segundo o cirurgião João Netinho, muitas pessoas procuram atendimento médico reportando dores de estômago passíveis de serem diagnosticadas como gastrite aguda. O problemas é que a endoscopia não mostra qualquer alteração.
É sabido, contudo, que num organismo sob perturbação emocional, há o aumento das secreções no estômago, assim como alterações em suas contrações peristálticas, que podem ser vigorosas e causar desconforto intenso.
Estômago e intestino são os primeiros os principais “órgãos de choque – ou “órgãos-alvo” – na lista dos receptores das descargas emocionais.

0 comentários: