Minas da 2ª Guerra serão detonadas em Alagoas

Por Roberto Lopes

Uma equipe de 23 militares da Marinha fará, mês que vem, a explosão de seis minas navais do tempo da 2ª Guerra Mundial que, várias décadas atrás, levadas pela maré, encalharam no litoral norte do Estado de Alagoas.
Elas foram encontradas no subsolo da área urbana de Maragogi, cidade turística de 25 mil habitantes, distante 131 quilômetros da capital Aracaju. O primeiro artefato foi localizado em maio, durante escavações para uma obra de saneamento.
Entre os anos de 1941 e 1944 o governo brasileiro providenciou a minagem de uma vasta área marítima do Nordeste, que ia do centro do litoral baiano até a costa do Rio Grande do Norte, para evitar a aproximação de submarinos e outros navios das forças navais alemã e italiana.
O trabalho foi feito com a assistência de oficiais da Marinha dos Estados Unidos. As minas eram “plantadas” no fundo do mar, por meio de poitas (pesos), e sua localização ficava registrada em mapas específicos. Após o fim da guerra, alguns desses artefatos não foram recolhidos. Eles se desprenderam de suas ancoragens e foram parar em terra firme.
A partir do próximo dia 6, as minas – todas de fabricação americana -- serão levadas em caçambas metálicas para uma área de 2,5 quilômetros quadrados. Elas serão enterradas novamente, para que sua detonação não produza quaisquer danos. Os militares criarão uma zona de interdição de 150 metros de largura em torno da área reservada à explosão, para evitar a aproximação de curiosos.
Durante a remoção de cada mina para o local de sua destruição, os moradores serão obrigados a evacuar o trajeto pelo período de três horas. A medida, de caráter preventivo, visa evitar conseqüências indesejáveis na eventualidade de uma explosão acidental.
A Marinha não sabe estimar quantas minas ainda existem desaparecidas no litoral, mas mantém um esquadrão de pequenos navios de detecção de minas na base naval baiana de Aratu.

1 comentários:

Priscilla disse...

A capital de Alagoas não é Aracaju, mas sim Maceió. Pelo amor de deus, isso é Geografia básica.