Por Roberto Lopes
A Secretaria de Educação Básica do MEC (Ministério da Educação e Cultura), que tem a seu cargo a educação infantil e os ensinos fundamental e médio do país, estuda remodelar a preparação dos professores de Ensino Médio, de forma a prepará-los mais adequadamente para os desafios em sala de aula.
Levantamento feito por duas entidades privadas junto a cerca de 5 mil professores, mostrou, em outubro último, que 43% dos entrevistados sentem uma grave deficiência no curso de Pedagogia – e os principais problemas não dizem respeito somente às metodologias de transmissão do conhecimento.
Os professores também sofrem com a falta de preparação para lidar com seus alunos, especialmente em regiões carentes ou de rotina reconhecidamente violenta das principais Regiões Metropolitanas.
De acordo com a pesquisa, 39,7% dos professores com menos de três anos de experiência pensaram seriamente, nos últimos anos, em abandonar a profissão.
Especialistas do MEC avaliam a possibilidade de apresentar o problema das salas de aula como o reflexo de uma transformação de caráter sociológico, que banaliza a truculência, e induz o adolescente a enxergar o professor como a pessoa em quem ele pode manifestar todos os seus complexos e recalques – frustrações trazidas de casa e originadas, por exemplo, na convivência com a violência doméstica.
Projeto de professores gera livro
Há 13 anos
0 comentários:
Postar um comentário