Roberto Lopes
A Universidade de Pernambuco (UPE) incluirá provas de sociologia e de filosofia em seu próximo exame vestibular, previsto para acontecer entre o fim de novembro e a primeira semana de dezembro. Cada uma dessas matérias – que segundo o Reitor da UPE, Carlos Calado, “contribuem para a formação do cidadão” - será exigida através de seis questões.
O formato tradicional do vestibular será mantido. As provas serão aplicadas em três dias consecutivos: 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro. O conteúdo do exame, no entanto, será adequado ao do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A UPE oferecerá 3.530 vagas para 41 cursos.
O sistema de cotas permanece inalterado. Em cada curso oferecido pela UPE, será reservada a cota de 20%, por entrada e curso, para candidatos que estudaram em escolas da rede pública estadual ou municipal. A diferença é que, para concorrer ao percentual de vagas, o candidato deve ter estudado não apenas o ensino médio em escola pública, mas também todo o ensino fundamental II (desde a 5ª série)
Abolidas do currículo do ensino médio brasileiro desde 1971, por imposição do regime militar que governou o país entre 1964 e 1985, as disciplinas Filosofia e Sociologia tornaram-se obrigatórias a partir deste ano, por força da Lei Federal nº 11.684/08, sancionada pelo vice-presidente da República, no exercício da presidência, José Alencar, em 2 de junho do ano passado.
A nova lei, publicada no Diário Oficial da União de 03/06/08, alterou a Lei Federal 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases para a educação nacional, e determinou a obrigatoriedade das duas disciplinas em todas as séries do segundo grau, tanto nas escolas da rede pública como da rede privada.
Projeto de professores gera livro
Há 13 anos
0 comentários:
Postar um comentário