Corpo, tempo e evelhecimento

Por Cristina Livramento

Todo mundo envelhece um dia e não há nada que controle ou impeça esse processo. Apesar das inovações da ciência, da estética e cirurgia plástica, o corpo ainda obedece de maneira fiel a cronologia do tempo. É claro que a ditadura da beleza eterna, imposta pela mídia, atrapalha e muito a convivência com o espelho, com essa constatação. A figura da vovó de cabelos brancos, roupas e cheiro de vovó viraram coisas raras. Homens e mulheres cada vez mais se ocupam em achar meios para disfarçar ou anular os efeitos do tempo.
Com 70 anos dedicados a Psicologia e Psicanálise, com quase 90 anos, Pearl King vivencia e aponta o caminho saudável: a natureza atemporal do inconsciente desconhece a idade cronológica e a massa de material pode ser vista como uma facilitação de acesso e não como barreira. É perfeitamente possível envelhecer de um jeito bacana, com atitude, vivo e repleto de fascinação.
Na edição 33 da Psique você lê mais sobre a matéria Corpo, Tempo e Envelhecimento.


* Cristina Livramento é editora da Psique (em breve nas bancas, a edição 33, Lucro Garantido – Crianças e adolescentes são o filão do mercado publicitário)

0 comentários: